Intervenção em Necessidades Educativas Especiais no domínio cognitivo e motor turma T1

Apresentação

O sucesso da inclusão de crianças e jovens com NEE nas estruturas regulares de ensino depende fundamentalmente de programas de formação de professores que promovam a aquisição de novas competências de ensino/aprendizagem, que lhes permitam o acesso a um conjunto de conhecimentos e ferramentas pedagógicas adequados às necessidades educativas de cada aluno. Gerir o currículo implica conhecer e analisar as propostas curriculares oficiais e comuns, tomar decisões curriculares refletidas e fundamentadas, negociadas e assumidas coletivamente, consubstanciadas em projetos de intervenção inclusivos. Esta unidade curricular visa fornecer ferramentas de intervenção pedagógica enquadrando estratégias de intervenção destinadas a desenvolver as capacidades e a acessibilidade a recursos, de modo a promover a atividade, a participação e a autonomia de todos os alunos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Desenvolver a utilização de métodos de observação e registo, na identificação das necessidades educativas específicas nos domínios cognitivo e motor. -Desenvolver competências específicas de ensino e aprendizagem no domínio de NEE’s de âmbito cognitivo e motor; - Implementar um modelo de respostas educativas a partir da adaptação do currículo às características de cada aluno, com a finalidade de maximizar as suas oportunidades de sucesso escolar das crianças e jovens com NEE nos domínios cognitivo e motor. - Implementar planos e programas educativos individuais que respondam às necessidades das crianças/jovens e dos contextos em que se inserem; - Promover a utilização das tecnologias de informação e comunicação ao serviço da inclusão; - Promover a cooperação, trabalho em equipa e partilha junto de pares, famílias e técnicos; - Promover uma prática com princípios éticos, envolvimento efetivo constante na procura de respostas educativas de inclusão;

Conteúdos

1. Modelos de intervenção educativa: 1.1 Abordagem comportamental; 1.2 Instrução direta e ensino apoiado; 1.3 Abordagem cognitiva e pedagogia mediatizada 2. Programas de enriquecimento cognitivo: 2.1 intervenção centrados na mediação social: 2.2 aprendizagem cooperativa e tutoria; 3. Inclusão de alunos com problemas de cognitivos e motores – medidas educativas previstas. 3.1 Fundamentos do Programa Educativo Individual e do Plano Individual de Transição. 3.2 Envolvimento parental no processo educativo – potencialidades e limites. 3.3 Comunicação e organização das aprendizagens; 3.4 Organização dos ambientes de aprendizagem; 3.5 Organização de respostas educativas no ensino regular. 4. Currículo e alunos com problemas de cognitivos e motores: a perspetiva funcional; 4.1 Currículos funcionais - pressupostos, objetivos, etapas e instrumentos; 4.2 Planos individuais de transição – objetivos e componentes fundamentais. 5. Tecnologias de apoio promotoras de inclusão.

Metodologias

No quadro de um modelo global de estratégias formativas, os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através de aulas teóricas, leitura e discussão de textos, análise de processos de ensino-aprendizagem, análise de práticas pedagógicas diferenciadas, trabalho de análise e reflexão a pares e em grupo, apresentação e discussão de trabalhos realizados pelos formandos.

Avaliação

Participação reflexiva nas aulas– 5% Realização de trabalhos de reflexão sobre práticas e aprofundamento teórico (individuais e/ou em grupo) em contexto de sala de aula – 15% Realização de um trabalho individual – Análise de um caso- apresentação de um plano de intervenção com fundamentação teórica/pedagógica sobre as opções tomadas- 40%. A avaliação será quantitativa conforme previsto no nº 2 do artigo 46º do Estatuto da Carreira Docente, aprovado pelo DL 15/2009 de 19 de Janeiro: Excelente – de 9 a 10 valores; Muito Bom – de 8 a 8,9 valores; Bom – de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – 1 a 4, 9 valores.

Bibliografia

Berges, J. & Bounes, M. (1985). La relaxation thérapeutique chez l’enfant. Paris. Ed. Masson.Cunha, C. (2010). O Currículo e as Necessidades Educativas Especiais – Práticas de Adequação Curricular no Terceiro Ciclo. Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa. Policopiado.orreia, L.M. (2005). Inclusão e Necessidades Educativas Especiais. Um guia para Educadores e Professores. Coleção Educação Especial. Porto Editora.Correia, L. M. (2017). Escala para a identificação de dificuldades de aprendizagem: Manual. 1ª ed., Flora Editora: Braga. Portugal.Correia, L. M., Martins, A. L., Santos, A. C. & Ferreira, R. S. (2005). Algumas Estratégias a Utilizar em Salas de Aula Inclusivas. In L. Miranda Correia (org) Inclusão e Necessidades Educativas Especiais. Um guia para Educadores e professores (p.31 – 52). Porto: Porto Editora.

Formador

Inês Gonçalves Velhote Catalão

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 21-12-2024 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 21-12-2024 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
3 28-12-2024 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 28-12-2024 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
5 11-01-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
6 11-01-2025 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
7 18-01-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
Início: 21-12-2024
Fim: 18-01-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-131861/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha