382

We're young learners; we talk our heads off! "Desenvolvimento de competências de comunicação oral em inglês nos alunos do 1º CEB" turma T1

Apresentação

Com a implementação do Inglês no currículo do 1.º CEB, os docentes têm sentido necessidade de formação específica. É consensual que as crianças aprendem mais facilmente uma língua pelo método natural, num registo oral, e que denotam necessidade de atividade física ao ar livre, mas a cultura estabelecida parece priorizar o input gramatical e a escrita. Nos recursos das editoras são insuficientes as atividades cinestéticas para desenvolvimento da oralidade. Esta oficima assenta no equilíbrio entre a reflexão teórica e a aplicação prática O funcionamento em oficina permite uma interação presencial e, complementarmente, trabalho à distância.

Destinatários

Professores dos Grupos 120 e 220

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Analisar os documentos reguladores, nacionais e europeus, de política linguística educativa, na parte respeitante à infância; Conhecer métodos de ensino/aprendizagem das Línguas Estrangeiras na infância, nos domínios da oralidade (compreensão e expressão) Refletir sobre a avaliação no ensino-aprendizagem de inglês no 1º CEB; Selecionar conteúdos e estratégias para unidades curriculares e aulas (diversidade de atividades, especificidades de género, necessidades especiais, condições espácio-temporais, gestão de sala de aula, etc.). Planificar atividades diversificadas para o desenvolvimento de competências de oralidade; Coligir, adaptar e elaborar recursos didáticos manuais e digitais; Utilizar plataformas e aplicações digitais para a prática da oralidade no ensino-aprendizagem de inglês.

Conteúdos

Sessão 1 - (2 horas) 1.1 Apresentação dos participantes. 1.2 Descrição do curso (razões, objetivos, conteúdo, método, regime de funcionamento, avaliação). 1.3 Diálogo sobre experiências, interesses, expectativas e intuitos. Sessão 2 (3 horas) 2.1 Abordagem às políticas linguísticas nacionais e europeias relativas à infância; Metas de Inglês para o 1.º CEB. 2.2. Leitura de bibliografia recomendada. Seleção de três aspetos fulcrais; reflexão e partilha desses aspetos; debate. Sessão 3 - (6 horas) 3.1 Diferentes métodos de ensino-aprendizagem de competências de comunicação oral em inglês como língua estrangeira (ILE). 3.2 Avaliação de ILE no 1.º CEB. 3.2. Leitura de bibliografia recomendada. Glossário de conceitos dos métodos analisados. Sessão 4 - (4 horas) 4.1 Formação de grupos de trabalho e distribuição de temas para serem trabalhados e apresentados ao grande grupo. 4.2 Plataformas e recursos digitais para o desenvolvimento de competências de comunicação oral e língua inglesa. Sessão 5 - (4 horas) 5.1 Diversidade de estratégias e de atividades para o desenvolvimento de competências de comunicação oral em língua inglesa. 5.2 Trabalho de grupo. Exploração de bibliografia. Seleção, adaptação/planificação de atividades a apresentar ao grande grupo. 5.3 Reflexão individual sobre os conteúdos tratados. Sessão 6 - (6 horas) 6.1 Apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos. 6.2 Avaliação do curso pelos formandos.

Metodologias

Apresentação, análise e discussão do programa da ação e dos critérios de avaliação. (2 horas) Leitura, partilha e interpretação de documentação relativa a políticas linguísticas educativas, na parte respeitante à infância. (3 horas) Exploração de métodos de ensino/aprendizagem das Línguas Estrangeiras na infância, nos domínios da oralidade. (3 horas) Reflexão sobre a avaliação no ensino-aprendizagem de inglês no 1º CEB – normativos, critérios de agrupamento, necessidades dos alunos, etc.. (3 horas) Verificação de conteúdos dos documentos legais e delineação de estratégias para unidades curriculares e aulas (diversidade de atividades, especificidades de género, necessidades especiais, condições espácio-temporais, gestão de sala de aula, etc.). (4 horas) Exploração e seleção de plataformas e aplicações digitais para a prática da oralidade no ensino-aprendizagem de inglês. (4 horas) Planificação de atividades diversificadas para o desenvolvimento de competências de oralidade. (6 horas)

Avaliação

Critérios de avaliação: • Trabalho de grupo (conteúdo, apresentação) – 50% • Participação (intervenções, colaboração no grupo, assistência a 2/3 do número de horas da ação) ¬– 30%; • Reflexão individual (clareza, postura crítica, profundidade, rigor científico, referenciação de fontes) – 20%. Escala de avaliação: 1 a 10 valores, de acordo com o Despacho n.º 4595/2015, 6 de maio de 2015.

Bibliografia

Albuquerque, S, Marques, S (2016). 100 ideas for successful lessons. Alfragide: Texto Editores.Cravo, A, Bravo, C, e Duarte, E (2014). Metas Curriculares de Inglês Ensino Básico: 1º Ciclo. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência.European Commission (2011) Country summaries based on contributions of the members of the thematic working group on early language learning (ELL). [Online].Murphy, John M (1991). “Oral Communication in TESOL: Integrating Speaking, Listening, and Pronunciation”. In: TESOL Quarterly, Vol. 25, No. 1 (Spring, 1991), pp. 51-75.Read, C (2007). 500 Activities for the Primary Classroom. Macmillan Books for Teachers.

Formador

Ana Margarida Botelho da Silva

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 05-11-2025 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
2 12-11-2025 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
3 14-11-2025 (Sexta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
4 21-11-2025 (Sexta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
5 28-11-2025 (Sexta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
6 03-12-2025 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
7 09-01-2026 (Sexta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
8 15-01-2026 (Quinta-feira) 17:00 - 19:00 2:00 Presencial
9 16-01-2026 (Sexta-feira) 15:00 - 17:00 2:00 Presencial
Início: 05-11-2025
Fim: 16-01-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-136363/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: A definir

INSCREVER-ME