Tag Rugby Rugby na escola turma T1
Apresentação
O Rugby, enquanto jogo desportivo coletivo, faz parte do Bloco das Atividades Físicas Desportivas, como matéria alternativa dos Programas Curriculares de Educação Física. Devido à riqueza de situações que proporciona, constitui uma atividade formativa por excelência pelo que, a sua aplicação em meio escolar é de toda a pertinência, para que o professor de Educação Física disponha de mais um instrumento para responder às necessidades e motivações dos alunos, no decorrer do processo de ensino-aprendizagem. O Rugby é um desporto complexo mas fácil de jogar, ensinar e aprender nas primeiras etapas. Esta facilidade de jogar e aprender deve-se à simplicidade técnica da progressão individual com bola e acessibilidade de finalização, que constituem fatores essenciais para estimular a participação de quem se inicia numa modalidade. Mesmo a dificuldade inicial na forma de progredir coletivamente (passar para trás), leva a iniciativas individuais de progressão para a frente transportando a bola, que constituem comportamentos estimulantes para quem se inicia em qualquer modalidade desportiva coletiva. Por se encontrar quase totalmente limitada a pisos duros, a prática do Râguebi na escola terá que ser orientada fundamentalmente para a educação de uma conduta de comportamento que restrinja a ação (contacto) sobre o adversário, de forma a garantir a segurança individual dos alunos.
Destinatários
Professores de Educação Física (GR 260 e 620)
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Educação Física (GR 260 e 620). Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Educação Física (GR 260 e 620).
Objetivos
- Apresentar e introduzir o Tag rugby, como matéria alternativa na Educação Física - Proporcionar a todas as crianças e jovens, de ambos os sexos, uma experiencia única de socialização, através da vivência de um jogo misto, coletivo de grande riqueza comunicacional e cooperativa; - Construção de projetos curriculares de turma que envolvam o Tag Rugby nas suas dimensões desportiva, cultural, organizativa, competitiva; - Utilização de metodologias ativas e participativas no processo de ensino e aprendizagem que sejam conducentes à resolução dos problemas de ordem técnico-tática ocorridos na atividade; - Partilha de experiências/recursos/saberes entre os participantes e destes com a comunidade educativa; - Produção e utilização de recursos didáticos que promovam uma aprendizagem ativa, nomeadamente, jogos, exercícios, posters, vídeos, análise de dominantes técnicas, etc. - Conhecer e operacionalizar os objetivos do jogo, os princípios, as diferentes formas de jogar e as leis de jogo.
Conteúdos
Trabalho Presencial (5 horas) 1. Diferenças entre o jogo formal e o de iniciação. 2. Abordagem ao jogo através de um jogo de iniciação o Tag Rugby, com base nos seguintes conteúdos: a) Objetivo do jogo; b) Número de jogadores; c) Espaço de jogo; d) Material de jogo; e) Forma de jogar (atacantes e defensores); f) Leis de jogo: i. Começo e recomeço de jogo; ii. O toque (tag); iii. O toque/passe para a frente; iv. Rodar e rodopiar; v. Bola fora; vi. O fora de jogo; vii. O ensaio; viii. A formação ordenada; ix. O alinhamento. 3. Apresentação progressiva dos elementos técnico-táticos básicos, para resolver os problemas que sejam apresentados no decorrer do jogo: a) Transportar a bola; b) Apanhar a bola do solo; c) Correr com a bola e fintar; d) Passe e receção; e) Passar antes, durante ou depois do toque (tag); f) Fixação, dobras, cruzamentos, passe interior, preservar o espaço livre; g) Organização do apoio; h) Defesa individual e coletiva (HxH, canais e deslizante). Trabalho Presencial (5 horas) 1. Diagnose da turma formandos 2. Construção do Unidade didática /Plano de aula 3. Operacionalização da metodologia de ensino 4. Deteção e registo dos problemas mais frequentes 5. Trabalho de grupo para apresentação de propostas de resolução dos problemas mais frequentes apresentados; 6. Avaliação do nível das aprendizagens alcançadas pelos formandos; 7. Critérios de avaliação Trabalho Presencial (5 horas) 1. Aplicação das propostas de resolução de problemas; 2. Relato escrito do trabalho desenvolvido 3. Apresentação dos relatórios de projeto; 4. Auto e heteroavaliação; 5. Avaliação da ação
Metodologias
A ação terá a duração de 15 horas de trabalho presencial em que serão adotados os seguintes passos metodológicos: - Exposição teórico-prática - Trabalho de grupo - Trabalho individual - Prática pedagógica - Descoberta guiada - Construção do projeto de turma - Avaliação das sessões efetuadas na turma - Relato e ilustração do projeto
Avaliação
Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho nº 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos formandos depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. Os critérios de avaliação serão elaborados de acordo com as orientações da entidade formadora, tendo por base os seguintes itens (valores em percentagem): - PARTICIPAÇÃO (pontualidade; Interesse e empenho) 15% - DOMÍNIO DOS CONTEÚDOS (reflexões e participação nas sessões teórico-práticas) 35% - PROJETO Construção, aplicação e relato final (devidamente documentado) 50%
Bibliografia
- Cordovil, J. (1993) O ensino do rugby, Horizonte 54: Dossier- Cordovil, J. e Rocha, H. (1995) O ensino do rugby, O ENSINO DOS JOGOS DESPORTIVOS, 219-244, Porto: CEJDFCDEF- UP- Garcia, H. e Moura, J. (2011) Tag Rugby na Escola. Dossier do Professor; Lisboa: FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE RUGBY
Observações
Preço de Inscrição: Sócios da APEF – 35€ Professores CFAECAAV : 35€ Outros participantes: 80 € Pagamento por transferência bancária para o NIB 0035 0123 0006 7384 2309 0 Solicitamos o envio do comprovativo da transferência, para o email apefaveiro@gmail.com
Formador
Rui Pedro Pereira Luzio
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 08-01-2026 (Quinta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Presencial |
| 2 | 09-01-2026 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
| 3 | 10-01-2026 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
| 4 | 10-01-2026 (Sábado) | 14:00 - 16:00 | 2:00 | Presencial |
| 5 | 06-02-2026 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
| 6 | 07-02-2026 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
| 7 | 07-02-2026 (Sábado) | 14:00 - 16:00 | 2:00 | Presencial |
| 8 | 21-02-2026 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
| 9 | 21-02-2026 (Sábado) | 14:00 - 15:00 | 1:00 | Presencial |